domingo, 19 de setembro de 2010

Por que ter um Iphone

Sempre gostei de telefones celulares modernos e cheios de aplicativos interessantes e, como todo homem moderno, abarrotado de compromissos e carente de um mecanismo para facilitar o dia a dia, certa feita, comprei o meu primeiro smartphone, um Nokia N95, porém, com ele passei pouco tempo, uns quatro meses, pois logo percebi que ele não atenderia às minhas expectativas.

*Foto: Reprodução

Tinha medo de o sistema de slide apresentar defeito rápido, o teclado não me agradava e não havia um bom dispositivo para servir de cursor na navegação pela web. Assim, adquiri um Blackberry 8320, no intuito de solucionar tais questões.

Realmente, parte de todos os problemas que tinha foram resolvidos. O trackball é algo fabuloso e torna o aparelho um dos melhores do mercado, com uma navegação facilitada. Todavia, como todo e qualquer eletrônico, também tem peculiaridades e carências. O tamanho de certo é algo complicado, visto que ocupa um bom lugar no bolso e o trackball, por se tratar de uma “bola”, é bem frágil. Além disso, o método de travamento do teclado é imprescindível para a segurança de seu manuseio, haja vista que, sem ele, ligações são feitas corriqueira e desnecessariamente, e o pior, sem que sejam percebidas, o que deixa a conta telefônica bem salgada.

Outrossim, a navegação via web no blackberry tem carências, é lenta demais e definitivamente não é satisfatória.

Vale salientar que ter um Blackberry e não ter o pacote de dados e como ter uma Ferrari e não ter dinheiro para abastecer. Se não tem condições de pagar o pacote de dados, certamente é melhor comprar um aparelho diverso, posto que os atrativos do Blackberry, em sua maioria, dependem de tal serviço.

Entretanto, fora isso, o smartphone é muito bom. A partir dele, evolui, trocando-o pelo Bold 9000 e recentemente adquiri a versão 9700, que resolve, em parte, a questão do tamanho do celular e traz atualizações e aprimoramentos importantes, como, por exemplo, no trackball, que agora é semelhante ao de um notebook, pondo fim ao problema apresentado pela versão 8320, e a tampa de fundo que não é mais tão frágil como a do 9000.

 *Foto: Reprodução

Ademais, fiquei satisfeito em ver que o 9700 já vinha com o nosso idioma, uma vez que tive dificuldades em obter para o Bold 9000 a versão em português.

Ora, tudo ia muito bem (risos) até ter a idéia de testar um iphone. Primeiramente, usei a net e passei a pesquisar e a comparar o iphone com o blackberry, vendo todas as críticas e avaliações possíveis dos dois. Percebi que alguns entendiam que a diferença entre eles estaria primordialmente na funcionalidade e na beleza. Diziam que se você quisesse um telefone moderno, “fashion”, deveria optar pelo iphone. Caso desejasse um celular funcional, com mecanismos adequados para o trabalho e para os negócios, escolhesse o blackberry.

Pesquisei muito e resolvi pagar para ver. Com isso, comprei um e adorei. Imagine um aparelho perfeito..... Pois é, o Iphone é isso. Tenho um Iphone 3GS de 32 gbts e não me imagino mais sem ele. Deve-se entender que a função touch é o futuro e quase todos os eletrônicos estão sendo produzidos assim.

*Foto: Reprodução

Como o blackberry, o iphone necessita muito do pacote de dados. Sem ele, o telefone não é nada. Mas, em se tratando de funcionalidades, o telefone é maravilhoso, arriscando a dizer que é até melhor que o Blackberry. A tela touch é simples e imediatamente sensível ao toque, a navegação é absurdamente perfeita e o sinal é muito bom.

Li muitos comentários afirmando que a tela não tinha boa qualidade de visibilidade quando levada ao sol e o teclado dificultava a vida do usuário. Bobagem, pelo menos comigo. No sol, uso normalmente o aparelho e não tenho problemas. No tocante ao teclado, de fato, o do blackberry é melhor, todavia, o do iphone não é nada que deixe o trabalho inviável ou sequer difícil. E mais, para o proprietário que quiser um teclado de pc, na loja da Apple tem uma boa opção sem fio.

A Itunes Store do Brasil, apesar de não ser tão boa como a dos Estados Unidos ou a da Argentina, tem aplicativos interessantes, tanto gratuitos como pagos, destacando o Navegador GPS Tomtom, os jogos da meridian (todos eles são bons) e  as rádios via web.

Não podia esquecer da função ipod que tem o iphone. Com ela, seu celular vira um ipod, no meu caso de 32 gbts, com uma grande capacidade para armazenamento de músicas.

Dessa maneira, ao comprarmos um Iphone, devemos levar em consideração no preço que o aparelho é praticamente dois em um.

Com o lançamento do Iphone 4, fiz logo a atualização para a versão IOS 4, venho atualizando constante e semanalmente e, como divulgado, as melhorias são importantes e deixam o aparelho simplesmente o melhor que já usei.

Como não poderia ser tudo perfeito, a tela tem a ressalva de ficar suja facilmente, mas nada que a inutilize. E mais, como todo celular caro, entendo que o iphone precisa de proteção contra impactos, e, dessa forma, sugiro que seja adquirida uma capa protetora, a qual pode ser facilmente encontrada na Internet.

3 comentários:

  1. Adoreiiiii!! Vou indicar esse post esclarecedor lá no meu blog!!!!
    beijoksss

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do texto, muito bem elaborado, e prazeroso de se ler. Devo dizer que concordo em parte com a experiência do amigo, eu mesmo já usei vários dispositivos, desde Palm OS, Windows Mobile, Symbians, Maemo (Nokia. Recentemente estou com um BB Curve 8520 e um iPod Touch 16Gb. Apesar do iOS do iPod e suas funcionalidades realmente deixam qualquer usuário tedencioso a mudar logo para o iPhone, ainda estou em lua-de-mel com o meu BB Curve 8520. Nele uso cliente de e-mail, Documents to Go, Músicas e bibibi-bóbóbó.. hehe E sem plano de dados hein?! Só com wi-fi mesmo. Sendo assim, recomendo muito o BB. Abraços. Remo Sales/Maceió-AL.

    ResponderExcluir